ÁREA DO ASSOCIADO

06/01/2020

Um novo ano de desafios e otimismo

Com a união de forças é possível mudar panoramas pessimistas e garantir o crescimento de Botucatu



por Emílio Angella Neto*

Os resultados obtidos pela economia brasileira inspiram um tímido otimismo na classe empresarial, após anos de crise. Um primeiro passo precisava ser dado para que nossa economia encontrasse novamente o caminho da recuperação.

Nos últimos meses todas as iniciativas, nas diferentes esferas de governo, convergiram para este horizonte. Foram aprovadas medidas de estímulo como o programa Verde  Amarelo, que tende a dinamizar as contratações, desonerar parte da folha de pagamento, entre outras mudanças significativas. A expectativa é de gerar mais oportunidades de trabalho e aquecer a economia. Os efeitos serão sentidos ao longo dos próximos meses. É mais uma tentativa de mudar o panorama de um cenário que trazia dificuldades para toda a economia.

Tivemos em 2019 a aprovação da Reforma da Previdência, concebida para equilibrar as contas previdenciárias e tirar o déficit que a economia teria em longo prazo. São situações que sintetizam o esforço de vários segmentos da sociedade para mudar o panorama de crise.

Em âmbito municipal, Botucatu tem muito a celebrar. Foi um ano de muitos anúncios promissores para fomentar a nossa economia. Empresas a serem instaladas, investimentos no ramo imobiliário e, principalmente, geração de emprego. Encerramos 2019 como um dos cem municípios com melhor estrutura para investimentos, além de se tornar um dos mais conectados e preparados em nível tecnológico. Isso mostra o compromisso em garantir mais competitividade frente aos desafios futuros.

A Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB) atenta a este panorama, também se adequou ao momento. Durante todo o ano de 2019 a entidade adotou medidas de apoio a todos os projetos e políticas de fomento, seja em âmbito nacional, estadual e em nossa Cidade. Com foco no empresariado botucatuense, institui-se o Aviso Eletrônico de Débito (AED), que consiste no comunicado sobre a inclusão no banco de dados de negativações, mais ágil e acessível.

O maior investimento da ACEB, no entanto, consistiu na implantação da Certificação Digital, o que fará com que Pessoas Físicas e Jurídicas se atentem às exigências burocráticas. É possível ter uma identidade para transações virtuais, com garantia de autenticidade e proteção das informações trocadas. Foram meses de intensa preparação, com adequação de estrutura e treinamento de nossos funcionários, para ofertar um serviço de excelência aos botucatuenses.

Para este novo ano o qual já nos encontramos, os desafios persistem e exigirão mais comprometimento de cada um. Com a união de forças é possível mudar panoramas pessimistas e garantir o crescimento de Botucatu.

*Emílio Angella Neto é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu. Texto publicado originalmente na edição 47 da Destaque Botucatu. Para ler a revista na íntegra, clique aqui. 

voltar