ÁREA DO ASSOCIADO

28/11/2018

Sinal analógico de televisão é oficialmente desligado em Botucatu

Processo ocorrerá até 12 de dezembro, com as emissoras notificando os espectadores da mudança



Desde a meia noite desta quarta-feira, 28, um importante passo está sendo dado para a telecomunicação em Botucatu. O Ministério das Comunicações autorizou que as emissoras de televisão iniciem o processo de desligamento do sinal analógico de transmissão no interior paulista, o substituindo pelo padrão digital, conforme estabelecido pelo governo brasileiro.

Com isso, o processo ocorrerá até 12 de dezembro, com as emissoras notificando os espectadores da mudança. O desligamento afetará mais de 390 municípios do interior paulista, incluindo, ainda, Itatinga, Pardinho, São Manuel, Anhembi, Avaré, Pratânia e Bofete.

A medida é uma transição estabelecida pelo Ministério das Comunicações, por meio da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). O objetivo é a liberação de faixa de radiodifusão (700 megahertz) que será utilizada exclusivamente para a ampliação dos serviços de telefonia e internet móvel, da quarta geração (4G). A expansão desta rede já vem ocorrendo gradativamente pelas operadoras.

Algumas mudanças significativas acarretarão com o novo padrão de transmissão. Entre elas alta definição de imagem e som, além de garantir possível interatividade do telespectador e a eliminação de antigos problemas como chiados e imagens com distorção.

Para receber o sinal digital, o botucatuense precisará descobrir se o aparelho é habilitado para o novo padrão de transmissão. As antenas (tanto externas quanto internas) devem ser adequadas para o sistema, com preferência em UHF. Já os aparelhos televisores, sejam de tubo ou tela plana (LCD ou LEDs) fabricadas até 2010 precisarão de um conversor para a recepção que custam, em média, R$ 50.

Segundo a Seja Digital, Organização Não Governamental (ONG) responsável pela distribuição de kits para famílias de baixa renda, mais de 750 mil equipamentos foram entregues às famílias de baixa renda em todo o Estado.  Os beneficiários de Programas Sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor). Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site http://www.sejadigital.com.br/home ou se preferir ligar no 147.

A preparação para a mudança do sinal teve início em junho, com a assinatura do protocolo de intenção entre Prefeitura Municipal e as esferas que compõem tal processo. Além do Estado de São Paulo, municípios do interior do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Segundo dados da Anatel, quase 90% de todo o território paulista já recebe o sinal digital. 

Fonte: Notícias Botucatu


voltar