ÁREA DO ASSOCIADO

21/11/2018

Comércio de Botucatu ampliará horário de atendimento para o Natal a partir do dia 10

Setor varejista espera crescimento de até 3% nas vendas apenas para o Natal



Faltando pouco mais de um mês para as festividades de final de ano, as entidades representativas do varejo em Botucatu definiram o calendário especial para o comércio. Os sindicatos do Comércio Varejista e dos Empregados no Comércio definiram, no final de outubro, a convenção coletiva das categorias para 2018/2019.

Com isso, o funcionamento estendido das lojas no período de final de ano terá início em 10 de dezembro e encerrando-se no dia 24 (para o Natal), além da abertura diferenciada após os feriados, incluindo o Ano Novo.

As lojas ficarão abertas das 9 às 22 horas, nas seguintes datas: 10, 11, 12, 13, 14, 17, 18, 19, 20 e 21 de dezembro. Nos dias 15, 22 e 29 (sábados), o comércio atenderá das 9 às 17 horas. Um dos principais atrativos para a época, as compras aos domingos poderão ser efetuadas nos estabelecimentos das 9 às 17 horas apenas nos dias 16 e 23, em atendimento à Lei nº 5.334/2014, que flexibiliza tal horário.

Na véspera de Natal (dia 24), o atendimento ao público ocorrerá das 9 às 17 horas, mesmo horário estabelecido pela convenção relativo ao dia 31 (véspera de Ano Novo). Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, as portas do comércio serão abertas a partir das 12 horas, com o encerramento do atendimento ao público às 18 horas.

O calendário definido pelos sindicatos não contemplam os horários para o Shopping Botucatu e nem supermercados, que possuem convenções e regras próprias de funcionamento. Por meio de sua assessoria, a administração do shopping ressaltou que a definição quanto ao funcionamento das lojas no final de ano ocorrerá ainda esta semana.

O setor varejista espera crescimento de até 3% nas vendas apenas para o Natal, conforme projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Expectativa é que a data movimente R$ 34,5 bilhões na economia brasileira, gerando 76,5 mil vagas temporárias de trabalho no período.

Lojas ficarão abertas até às 21 horas na Black Friday

Data que tem se consolidado como um dos mais movimentados do comércio, atrás apenas do Natal e Dia das Mães, a Black Friday- que neste ano ocorre na próxima sexta-feira, 23 - também recebeu atenção especial na convenção 2018/2019 entre os sindicatos da categoria em Botucatu.

Por isso, as lojas que participarão da promoção terão mais tempo para a venda aos clientes. As lojas funcionarão, nesta data, das 9 às 21 horas. Segundo pesquisa da CNC, a expectativa é que somente esta data movimente R$ 3,27 bilhões em todo o país, alta de 2,2% em comparação com a movimentação do ano passado.

tags: comércio, Botucatu, Natal, Black Friday, economia, Ano Novo



voltar