ÁREA DO ASSOCIADO

10/07/2019

Aviso de negativação passa a ser enviado por meio digital

A ACEB disponibilizará atendimento exclusivo no treinamento e aplicações da ferramenta



A inadimplência ainda é um assunto crítico às empresas brasileiras. Dados da Associação Comercial e Empresarial de Botucatu (ACEB) junto com a Boa Vista SCPC aponta que no primeiro semestre de 2019, mais de R$ 1 milhão em débitos deixaram de ser quitados no município. 

O valor representa a perda do poder aquisitivo do consumidor, gerando menor rentabilidade às empresas do comércio e serviços. Portanto, entidades e organizações de proteção ao crédito têm oferecido cada vez mais praticidade nas ações de recuperação dos limites de compra, em específico nas listas de negativação do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). 

Para que cada inclusão do (a) consumidor e/ou empresa inadimplente seja efetuada no sistema online da ACEB/Boa Vista SCPC, é necessária a comunicação da mesma ao devedor. Hoje, a pessoa com restrição de crédito tem o aviso posterior por meio da Carta de Aviso de Débito, de maneira impressa, via Correios, o que pode significar problemas como demora na negociação ou mesmo extravio dos documentos. “Atualmente a empresa faz a negativação online através do sistema da ACEB. Essas informações resultam na geração de uma carta de aviso de débito, elaborada pela Boa Vista SCPC. Através dos Correios, a correspondência é enviada e o devedor a recebe entre oito e quinze dias.”, explica Ronaldo Vicensotti Bassetto, gerente executivo da ACEB. 

Desde 6 de maio, a ACEB junto com a Boa Vista SCPC implantou o Aviso Eletrônico de Débito (AED) por meio do sistema E-mail Seguro Boa Vista, que consiste na notificação do consumidor e/ou empresa devedora, em prazo estimado de até 24 horas após a inclusão no sistema. Com isso, a ferramenta pretende dinamizar este processo, eliminando o envio físico do aviso de inclusão, ocorrendo pelo endereço de e-mail do (a) consumidor (a) e/ou empresa. 

Este procedimento tem a legitimidade da Carta de Aviso de Débito apresenta como vantagem a instantaneidade da notificação. Conforme dados da própria Boa Vista, a taxa de recuperação de crédito passou de 47% do meio impresso para 54% com a adoção do sistema virtual de notificação. 

“O AED tem validade jurídica e é reconhecido pela legislação brasileira, por possuir o carimbo de tempo sincronizado com a hora oficial brasileira conferida pelo Observatório Nacional, o que permite a rastreabilidade das mensagens com as evidências pelo IP (Protocolo de Internet), data e hora de entrega e abertura. A Boa Vista consegue acompanhar desde o envio até a abertura ou não da mensagem eletrônica, e assim estabelecer uma ação para estes casos. Caso o e-mail tenha algum erro ou problema ou mesmo não estando cadastrado na base, o meio impresso é enviado em último caso”, salienta Bassetto. 

A Associação Comercial e Empresarial de Botucatu disponibilizará, nos próximos meses, atendimento exclusivo no treinamento e aplicações da ferramenta aos (as) empreendedores (as) e empresas interessadas no uso da nova ferramenta. Para isso, é necessário agendamento prévio para as oficinas que ocorrerão na sede da entidade, na Rua Curuzu nº 565. O contato pode ser feito pelo telefone (14) 3882-0010 ou no e-mail atendimento@acecdlbotucatu.com.br.

Fonte: Flávio Fogueral/ Assessoria de Imprensa ACEB

 

voltar